EVACUAÇÃO AEROMÉDICA

FAB transporta paciente após capotamento de automóvel em Pacaraima (RR)

Acionamento coordenado na terça-feira (12/09), no âmbito das Forças Armadas, possibilitou o resgate de vítima de acidente
Publicada em: 16/09/2023 16:26
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Gabrielle Varela
Edição: Agência Força Aérea

A Força Aérea Brasileira realizou uma Evacuação Aeromédica (EVAM) em Pacaraima (RR), em uma rodovia próxima à comunidade indígena Boca da Mata, na noite de terça-feira (12/09). 

O Comando Conjunto Ágata Fronteira Norte, por ter meios desdobrados na região, coordenou o acionamento da equipe de busca e salvamento, a fim de resgatar uma vítima grave de capotamento de automóvel, pertencente à Organização Internacional para Migrações (OIM). A agência colabora com a assistência humanitária na região próxima à fronteira com a Venezuela, no âmbito da Operação Acolhida.

O helicóptero H-36 Caracal, do Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1º/8º GAV) – Esquadrão Falcão, decolou da Base Aérea de Boa Vista (BABV) e contou com o apoio de uma equipe terrestre em região próxima ao acidente. Durante o resgate foi utilizada a tecnologia de NVG (Night Vision Goggles), equipamento que amplia em até 50 mil vezes a luminosidade natural do ambiente noturno, inclusive em condições de baixíssima iluminação. 

"Essa é uma missão altamente operacional e com riscos, devido à visualização baixa e com redes elétricas que dificultam o pouso. Houve ainda todo um cuidado de transporte e embarque da vítima, devido às condições de deslocamento no terreno, para realizar o resgate da forma mais segura possível", destacou o Tenente Aviador Pedro Henrique Silva dos Anjos.

"A nossa equipe desembarcou a vítima e passou aos cuidados do SAMU. Concluímos que a missão foi um sucesso dentro da máxima segurança e todos os envolvidos estão satisfeitos em ter contribuído para salvar mais uma vida", disse o Comandante da aeronave, Capitão Aviador José Wellinghton Félix de Carvalho.

Fotos: Tenente Anjos / 1º/11º GAV